Regra Alternativa – Classes Favorecidas

Eu sei, eu sei… Eu devia explicar quais são as raças e classes disponíveis para o cenário antes mesmo de postar essa alteração de regras, mas convenhamos, estou com vontade de postar.

Classes Favorecidas

Muitas vezes, é dito que uma raça é feita para determinada classe. Mas não tem nada em regras que determine isso, especialmente no TRPG, que também não há penalidade alguma em ter um personagem com mais de três classes. Pathfinder eliminou a penalidade e transformou em um bônus para aqueles que pegam poucas classes, e as regras serão listadas aqui.

Uma classe favorecida é a classe que mais se encaixa na raça do personagem. Ter uma classe favorecida significa que você recebe pequenos bônus por ter ela. Você pode escolher entre um bônus de +1 PV, ou +1 em testes de qualquer perícia que não seja treinada pelo personagem (caso esta perícia se torne treinada em algum momento, os pontos devem ser realocados, além disso, esse bônus é o suficiente para realizar testes de perícias “somente treinadas”). Para conjuradores, também há a opção de receber +1 PM, ou uma nova magia conhecida a cada 3 níveis (você gasta seus 3 “pontos” de classe favorecida para receber esta magia). A magia deve ser pelo menos um ciclo menor que o maior ciclo que o conjurador é capaz de conjurar.

Para raças com mais de uma classe favorecida, a prioridade é a que foi adquirida primeiro ou, no caso de uma classe que tem “todas”, a prioridade é dada a classe adquirida no nível 1. Classes de prestígio nunca concedem pontos de classe favorecida.

Para as raças permitidas no cenário de Alba:

Humanóides

  • Humanos: Todas
  • Elfos: Ranger ou Mago
  • Anões: Ranger ou Guerreiro
  • Meio-Elfos: Todas

Rerenas

  • Áulicos: Nobre
  • Divas: Bardo
  • Fálicos: Erudito
  • Pugmas: Guerreiro

Nativos

  • Lukxas: Ranger, Bárbaro ou Druida
  • Sylvens: Veja em Moreau, abaixo, exceto que não recebem Swashbuckler como favorecida.
  • Anjos: Abençoado ou Paladino
  • Sombras: Feiticeiro
  • Élans: Classes “instáveis”.

Fadas

  • Sprites: Feiticeiro
  • Qareens: Feiticeiro
  • Meio-Dríades: Druida
  • Meio-Rusalkas: Bardo
  • Álainns: Bardo
  • Millis: Arcanamarca
  • Lillines: Classes “instáveis” (crianças), classes “estáveis” (adultos)

Raças de Tormenta RPG: (que não já tenham sido listadas, ou com uma classe favorecida diferente de Alba. Raças não listadas são por desconhecimento)

  • Anões: Clérigo ou Guerreiro
  • Bugbears: Bárbaro
  • Centauros: Ranger
  • Elfos-do-Céu: Swashbuckler
  • Elfos-do-Mar: Guerreiro (homens), Feiticeiro (mulheres)
  • Gnolls: Ranger
  • Gnomos: Desconhecido (supostamente mago ou erudito)
  • Goblins: Ladino
  • Halflings: Ladino
  • Hobgoblins: Guerreiro
  • Lefous: Todas
  • Medusas: Bardo
  • Meio Elfos-do-Mar: Todas
  • Meio-Orcs: Guerreiro ou Bárbaro
  • Minauros: Todas
  • Minotauros: Guerreiro
  • Moreau: Swashbuckler ou veja abaixo:
    • Búfalo: Guerreiro
    • Coelho: Ranger
    • Coruja: Ranger
    • Crocodilo: Guerreiro
    • Gato: Ladino
    • Hiena: Ranger
    • Leão: Guerreiro
    • Lobo: Ranger
    • Morcego: Ladino
    • Raposa: Ranger
    • Serpente: Ladino
    • Urso: Guerreiro
  • Nagahs: Guerreiro (homens), Clérigo (mulheres)
  • Orcs: Bárbaro
  • Sulfure: Abençoado ou Ladino
  • Trogloditas: Bárbaro
  • Trolls Nobres: Mago

2 comentários em “Regra Alternativa – Classes Favorecidas

Deixe um comentário