Conceito – Classes Estáveis e Instáveis.

É difícil saber o que você pode desenvolver desde o nascimento, e o que você deve desenvolver com treinamento. Este conceito é um conceito raso, mas especialmente em Alba, é importante para a determinação de classes favorecidas, e também de disponibilização de funções para vários tipos de raças. Também é possível usar esse sistema de classe estável e instável para criação de raças próprias em outros cenários.

Classes Estáveis

Um personagem estável nunca irá soltar poderes “por engano”. Suas habilidades foram desenvolvidas por anos para garantir o controle ideal sobre elas. Personagens estáveis normalmente são aqueles que adquirem a carreira de aventureiros em busca de riqueza, fama, ambições, e também são aqueles que “escolheram ter” determinada classe. Personagens de classes estáveis raramente adquirem a tendência Caótica. Entre as classes normais, aquelas que podem ser ditas estáveis são as seguintes:

  • Bardo
  • Clérigo
  • Druida
  • Erudito
  • Guerreiro
  • Ladino
  • Monge
  • Mago
  • Ranger
  • Swashbuckler

Classes Instáveis
Um personagem instável literalmente nasceu destinado a “algo”. É difícil para este personagem controlar estes poderes no início de sua vida, e, por isso, normalmente, abraçam carreiras de auto-conhecimento, ou auto-controle. Personagens de classes instáveis raramente selecionam a tendência Leal (Algumas delas são inclusive proibidas!). As classes a seguir são consideradas instáveis.

  • Abençoado
  • Bárbaro
  • Encarnado
  • Feiticeiro
  • Bravio

É possível estabilizar uma classe instável com treinamento duro, fazendo-a se tornar uma classe neutra. Para fazer isto, veja abaixo.

Classes Neutras

Também há classes que são o meio-termo entre as duas. Classes que você decidiu ser, depois de ter algo decidido praticamente no berço. Classes neutras não recebem benefício algum sobre classes estáveis ou instáveis, apenas servem como referência. Também há benefícios para classes neutras, mas que são diferenciados dos benefícios para ambos os outros tipos de classes.

  • Cavaleiro
  • Guerreiro Psíquico
  • Lutador
  • Nobre
  • Paladino
  • Samaritano
  • Psion

Evento de Estabilização

Um membro de uma classe instável pode se tornar um membro de uma classe neutra. Ao alcançar o quinto nível de uma classe instável, é permitido ao personagem realizar um ritual de estabilização, que dura uma semana, e exige aproximadamente 1000 PO. Com este ritual, ele pode remover todos os seus níveis de classes instáveis, e substituí-los por níveis de classes neutras ou classes estáveis. Em resumo, você pode deixar de ser feiticeiro, e se tornar um bardo ou um mago sem dificuldades. Para algumas raças, este ritual é o que diferencia uma criança de um adulto. Por outro lado, este ritual tem um limite de tempo. No momento que o personagem de classe instável alcançar o décimo nível (independente se ele só tem níveis de classes instáveis ou não), ele não pode mais substituir seus níveis – suas classes instáveis estabilizaram-se sozinhas, e agora se tornam permanentes.

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